terça-feira, 13 de fevereiro de 2018


CIDADANIA
FIM DOS SALAMALEQUES...
O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, apresentou projeto de lei  para acabar com o festival cerimonioso que precede petições judiciais e durante as audiências. Hoje, os pedidos formulados são endereçados ao ‘excelentíssimo senhor doutor juiz de direito’, quando a maior parte deles nem doutorado têm...
Requião diz, na justificativa do projeto, que chamar juízes, procuradores e políticos de “excelência” ou “doutor” é um contrassenso à democracia, pois as autoridades devem estar a serviço do povo.
Concordo plenamente. E, aliás, vou atrás do caso de um juiz, morador em um condomínio de São Gonçalo, Grande Rio, que quis obrigar judicialmente o porteiro a chamá-lo de excelência mesmo fora de uma sala de audiências. Recebeu justa reprimenda do colega que julgou o caso, e, uma aula de português.
A sentença pontuou que ao chamar o magistrado de você, o porteiro usou o tratamento respeitoso da língua portuguesa. Fosse a intimidade, o tratamento seria tu, mas ao tratar o juiz de você, o funcionário usou a forma apocopada de Vossa Mercê.
O juiz posudo, que provavelmente também recebe auxílio moradia, podia ter dormido sem essa... Parabéns Requião. Vamos baixar a bola dessa turma...
Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário