terça-feira, 31 de março de 2015

CONTRIBUINTE DEVE TER MUITO CUIDADO
À medida em que se aproxima o prazo final para entrega da declaração de ajuste do imposto de renda, aumenta o número de mensagens falsas, em nome da Receita Federal. Ora pelo correio. Ora pela internet. Falsários utilizam-se indevidamente de nomes e timbres oficiais para iludir o cidadão, inclusive a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas. Uma das mensagens falsas oferece facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015. 
Os links contidos nas mensagens falsas, normalmente, abrem brechas no computador e permitem a instalação de vírus e pragas digitais. Em todas as situações, sendo da Receita ou não, os internautas devem sempre evitar abrir arquivos anexados de mensagens desconhecidas. Sobretudo as finalizadas por EXE, que podem conter programas que causam danos ao computador ou capturam dados indevidamente.
A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. O Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página do órgão na Internet.

Bom lembrar que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 vai até 30 de abril. As restituições priorizarão pessoas com mais de 60 anos, com moléstia grave ou com deficiência física ou mental, a partir de junho. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês, até o máximo de 20 por cento.
Portanto, fique esperto.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário